quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lost: o que eu entendi e o que não entendi

Eu, que acompanhei o seriado Lost desde o princípio, não pude deixar de assistir ontem à noite o capítulo final. Confesso que resisti bem e não fui ver o que os sites americanos estavam comentando sobre o último capítulo, preferindo ver "The End" no canal AXN ontem.

Entendi que todos eles haviam morrido no acidente e que a ilha nada mais era que uma espécie de limbo, um quase inferno, onde os personagens se encontraram com "outros" que também haviam morrido. Correm de um lado para o outro, lembram do passado e tentam desesperadamente sair da ilha.

O mundo paralelo que vivem na última temporada seria uma espécie de purgatório, onde continuam vivendo como se não tivessem morrido e para onde são transportados quando se libertam da ilha. Nesse mundo paralelo vivem até que todos se lembram e tomam consciência do que aconteceu: eles tinham morrido. Jack diz isso claramente em seu diálogo com o pai: "Estamos mortos?"

Só depois da tomada de consciência é que se reúnem e partem para a "luz". Dessa vez a nave não é um avião, mas a nave de uma igreja. Ben, o maior vilão, fica do lado de fora.

Preferidos:

O episódio que mais gostei de toda a série foi o primeiro. O mais triste foi aquele que o personagem Charlie morre. O mais dramático foi quando a Juliet morre. Um momento de sensibilidade foi quando o Jack vê a Kate e o Sawyer juntos pela câmera.

O personagem mais simpático da série, pra mim, foi o Hugo. O que mais me identifiquei foi a Kate. O mais difícil foi o John Locke. O mais sensível, o Jack. O mais enigmático, o Desmond.


O que não entendi:

É verdade que senti falta de um personagem importante nas cenas finais, o Mr. Eko. Mas nessa última temporada, se bem que deixei de assistir alguns capítulos, não entendi por que Jack tem um filho (aliás arrumaram um menino a cara dele!) e por que no final alguém diz que ele não tem filho. Se alguém entendeu isso, me explica.

E, você, leitor, qual foi sua versão do último capítulo desta longa série? O que mais gostou? O que não entendeu?

E, falar nisso, você chorou neste final?

19 comentários:

  1. Olá Leila..
    Sou viciada em Lost e adorei seu post! Tudo bem, entendi também que todos estavam mortos, mas se realmente estavam, como o Widmore falava com eles, brigava e foi morto pelo Ben?
    Meu preferido com certeza é o Hurley e o Sawyer! Claro que inclui o Jack também.
    Concordo com você sobre os episódios, mas na minha lista entraria o dia em que o Jin e a Sun morreram juntos no submarino!
    Você não sabe o porque que Jack tem um filho (e com Juliet ainda!), mas eu que sempre assisti todos os episódios, também não entendi essa, e talvez o Lock tenha dito que ele não tinha filho porque tinha acabado de descobrir que estavam mortos! Na realidade ainda preciso processar o fim de LOST! rs...
    Até mais...

    ResponderExcluir
  2. Leila... não assisti o final desta série,não acompanhei a série... assisti alguns capitulos. Portanto, não entendi nadica de nada da série, ou melhor, pelo seu post a história se desenhou e os poucos epsódios que assisti deu pra ter uma idéia!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Leila,
    Minha compreensão foi muito parecida com a tua. Eles morreram no acidente e existiam várias dimensões (ou realidades paralelas), onde eles teriam oportunidade de ter um crescimento (concluir suas pendências) e aceitar que estavam mortos para se elevar a um plano maior.
    Só acho que o Ben não foi, não por ser mal, mas sim por ter pendências. Pois o Hugo o chamou na igreja, mas ele não quis partir. Vejo que ele não estava preparado (pois via pendências a resolver).
    Sabe, também senti falta do Mr. Eko... era um personagem que achava muito interessante.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  4. Oi Isi,

    Acho que todos que chegaram à ilha estavam mortos e conseguiam sair de lá quando morriam por alguém. Bem lembrado: a Sun e o Jin no submarino também foi uma cena bastante dramática. Quanto ao Jack ter filho com a Juliet, não me lembro bem da primeira temporada quando o Jack estava se divorciando e a mulher estava grávida. Não me lembro se a esposa dele aparece ou não. Também estou processando essa parte...rs Valeu o comentário!

    ResponderExcluir
  5. Leila, minha querida!
    Para ser muito honesta (até comentei com o Diego e ele me fez cara de Sheldon...rs) eu nunca assisti um só capítulo de Lost! Não me pergunte, pois nem eu mesma sei por quê.
    Mas, espero que tenha sido satisfatório para quem acompanhou (que pelo jeito foram muitos).
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. No diálogo final do jack com o pai ficou claro que vida paralela era o pós-vida.
    Na vida paralela o tempo não existe, pois no paraíso não existe tempo. Por isso o pai do Jack fala: "não existe agora ou aqui".
    Então estão todos mortos, mas na realidade paralela e não na ilha. O jack morreu no final. A kate deve ter morrido anos depois fora da ilha, pois a vida dela teria continuado normalmente mesmo com a morte do jack.
    No entanto, todos se reencontraram no pós-vida, depois que cada um morreu no seu tempo, uns antes (Jin e Son) e outros depois (Hugo e Ben). Por isso que o Hugo fala para o Ben, de que ele foi um bom número dois, em referencia à vida que eles tiveram depois da morte de Jack.

    Sendo assim, ninguém tava morto e a ilha não era o purgatório!

    ResponderExcluir
  7. Leila, eu sou fã do seriado e como não tenho TV a Cabo, somente este ano não vi. Só não foi pior graças a voce que me deu um link e não consegui ter tempo de ver tudo. Na TV fica mais facil.

    Puxa, nós temos gostos super parecidos. Eu tambem fiquei emocionada com a morte de Charlie, foi realmente triste. Eu curtia a Kate e tive pena da morte da Juliet (embora por muitas vezes eu achava ela "suspeita"). O Jack era cativante e o Sawyer.... ahhhh aquelas covinhas...

    Quanto ao filho, eu não vi esta temporada, não sei dizer. Sei que ele e Kate criavam o menino de Claire, mas era loiro.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Miga,eu não pude acompanhar como gostaria (uma pena),por isso fiquei boiando.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Acho que o fim de LOST fica a critério da interpretação de cada um de nós. Se eles estavam mortos na ilha, como se exlica a existência de Personagens como Penny, Daniel Faraday, Charlott, e os habitantes da comunidade Dharma, que não tinham nada a ver com o acidente. Achei o episódio sobre a vida do Richard Alpert, uns dos mais triste, porque ele era um cara solitário que perdeu a mulher que amava e ainda foi vendido com escravo, se não fosse pelo acidente com o barco na ilha, seu sofrimento teria sido maior vivendo como escravo.

    ResponderExcluir
  10. Dr. X,

    Também gostei muito do episódio sobre o Richard, parecia até que era outro filme que estávamos vendo. Pelo que vi numa entrevista com o ator, ele também gostou muito.

    Acho que os habitantes da comunidade Dharma também estavam mortos. Eles estariam relacionados com o Ben, que estava no aeroporto, com o Miles, que era filho daquele que aparece no vídeo do Dharma e com a Charlotte, que viveu lá quando criança.

    A Penny nunca foi à ilha, então ela não estava morta. O Faraday morre na ilha.

    ResponderExcluir
  11. Evoluimos,

    Cheguei a ler nos forums por aí interpretações como a sua.

    ResponderExcluir
  12. Bem, como tudo que envolve paixão, muitos gostaram, outros tantos acharam muito surreal, entretanto só posso dizer que gostei ... apesar de muita coisa que ficaram sem amarras ..., mas, faz parte.

    ResponderExcluir
  13. Sempre amei o Lost, mas ontem, realmente, eu tive vontade de estrangular os autores. Sem pé nem cabeça esse final. Se estavam todos mortos, o filho da Claire deveria estar na barriga dela e não no colo. Final ridículo para uma série que foi bem envolvente.
    É o que eu acho.
    abçs.

    ResponderExcluir
  14. Bem, na minha interpretação, ninguem que chegou a Ilha morreu no acidente, eles chegaram a Ilha, precisavam se encontrar, precisavam viver juntos. Precisavam ter liçoes e aprender sobre felicidade e companheirismo.

    Quando o pai de Jack, diz que todos estao mortos ele nao se referia a uma morte devido ao acidente. Ele mesmo disse, que uns morreram antes e outros depois de Jack, se fosse no acidente do aviao todos estariam mortos no mesmo momento.

    Acredito que cada um tivesse uma missao e que o mundo paralelo fosse apenas mais um estagio dessa missao, e o mundo de transição ao "ceu", algo do tipo.

    Ben disse que ficaria mais um tempo por lá, tinha outras coisas a fazer ainda segundo ele, sendo que ele tinha conhecido a Rusaw e tinha rolado um clima.

    Tambem senti falta do Mr Ecko, de Michael, na verdade eu queria que todos que apareceram ao longo da serie marcasse presença nem que fosse bem pequena no final, nao aconteceu, mas tudo bem.

    Nao acredito ser uma especie de purgatório, pois em um epsodio Jacob socando Richard Alpert afirma que ninguem estava morto, e a vontade de viver é evidenciada muitas vezes pelos personagens.

    No dialogo de Ben e Hugo, hugo diz: vocÊ foi um bom numero dois, ou seja, é provavel que Hugo tenha vivido muito tempo como guardião da ilha.

    A Ilha era o lugar onde esses personagens puderam se encontrar com os amigos e consigo mesmos.

    LOST é LOST!

    beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Leila, eu assisti durante um tempo mas com minha correria acabei abandonando, pq n era o tipo de história q vc pudesse perder vários capítulos. Mesmo assim eu gostava tanto q lia na internet alguma coisa vez ou outra.
    Acho q tem sentido o q vc fala, sobre mundos paralelos/outra dimensão.
    Vc conhece aquele filme Labirinto, a magia do tempo, antigo, com o David Bowie e Jennifer Connelly (1986). Vc lembra q tinha td a ver com a mente? Q é nossa maior barreira. Qdo a Sarah (personagem) enfrenta as barreiras do medo (na sua mente) ela quebra o encanto, descobre o mistério. Os personagens q iam evoluindo, vencendo essas barreiras subjetivas passavam a um novo estágio, por isso saiam dali. O Charlie, por exemplo, era bem sensível, não era tão pés no chão, por isso ele tinha uma capacidade maior de cair fora dali antes dos outros, o q o segurava era o seu amor por Claire. Eram td como peças necessárias para ajudar cd um a suplantar seus medos, seus traumas e seguir em frente. Não é assim com o Universo? Um caos aparente, um labirinto cheio de descaminhos mas até Stephan Hawking concorda q é tanta coisa encaixando que parece haver algo movendo os cordelinhos.
    O final de Lost só peca (isso é bem pessoal) pq eu tenho a impressão q a resposta para os muitos engmas do universo, estão ligados à nossa mente e as respostas são bem simples. Sabe aquelas adivinhações matemáticas com palitos, cujas respostas são uma brincadeira, diante do tanto q vc se esforçou p achar a resposta? Pois vejo assim. Acho q o pessoal do Lost fecharia c chave de ouro se consolidasse tudo numa explicação misteriosa sim mas simples no seu entendimento, como os livros do Dan Brown.

    ResponderExcluir
  16. Pra mim a ida ate a ilha foi uma nova oportunidade ki eles tiveram, no meio da serie eu ja suspeitava ki eles estavam mortos, o final pra mim foi deploravel , e nem msm disseram o ki acionteceu com o povao ki foi no aviao como o richard por exmeplo aguem pode me dizer?

    ResponderExcluir
  17. Oi, sou o Jhow. Olha pra mim lost lembra muito o desenho caverna do dragão kkkkk Jacob sendo o mestre dos magos, a sombra negra sendo akele capetao de um chifre e o cachorro sendo o Oni rsrs
    e jacob age igualmente o mestre dos magos aparece kuando e onde ker,explica e complica ao msm tempo. A serie foi boa mas, deixou a desejar, e mmuito pelo final.

    ResponderExcluir
  18. eu adorei o final do lost tem que ser muito fã pra intender o final foi muito lindo surpreendente foi magico ñ teria a menor graças se eles ñ tevesse se encontrado adorei pena que eu ñ tava la pra abraçar o sower

    ResponderExcluir
  19. o lost é tudo de bom so uma pessoa que ñ tenhem a mente aberta pra ñ intender o final

    ResponderExcluir